Extra Lesson

Recursos Especiais no Brasil


Número de profissionais formados e ligados a sua iniciativa
Existem atualmente 60 profissionais certificados pela “Association for a Healing Education”, associação que dá o apoio pedagógico à Formação brasileira e avaliza os diplomas, seguem as normas estabelecidas para outras Formações internacionais. Contamos com mais 22 pessoas em Formação, atualmente, que legalmente poderão certificar-se a partir de Outubro de 2010. A relação de todos estes profissionais está publicada em nosso “site” www.recursosespeciais.com.br Pelos nossos cursos de Formação já passaram mais de 200 pessoas de várias partes do Brasil.

Situação legal
existe associação representativa, grupos de trabalho

Histórico
Nossa meta é formalizar a Associação Brasileira em Outubro de 2010, desde que um número suficiente de profissionais formados demonstre interesse em trabalhar, organizar e apoiar esta iniciativa. Não temos a intenção de criar uma Associação pró-forma.
A professora waldorf inglesa Audrey McAllen começou a trabalhar com crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem logo após a Segunda Guerra Mundial, com a supervisão do médico Dr. Norbert Glass. Ela criou exercícios de movimento, desenho e pintura que reconectassem as crianças com o esquema corporal e a coordenação necessários à aprendizagem. Por incentivo do Dr. Glass publicou seus exercícios na década de 1970. Logo foi convidada a participar dos Seminários de Formação de Professores na Holanda, Inglaterra, Austrália e E.U.A.
No Brasil, no ano de 2000 professores e pais do Colégio Micael de São Paulo, liderados por Celina Norcia e Targa e Leni Attarian Cardoso, iniciaram um grupo de estudos do Extra Lesson sob a supervisão de Maria Eugenia Obniski, então já certificada pela “Association for a Healing Education”. Em setembro de 2001 este grupo, com o apoio da Federação das Esolas Waldorf e da Associação Tobias, iniciou o curso de Formação de Profissionais de Recursos Especiais / Extra Lesson, com 96 participantes.
O grupo coordenador da Formação e responsável pelas atividades de Extra Lesson no Brasil atualmente são:
Maria Eugenia Obniski, diretora coordenadora;
José Amadeu Piovani, Regina Salvetti, Rosana Torlay, coordenadores;
Krystian Jerzy Obniski, coordenador administrativo-financeiro.

Contatos
www.recursosespeciais.com.br
info@recursosespeciais.com.br

publicações (livros, periódicos)
Livros traduzidos e publicados com recursos próprios, pela Editora Antroposófica:
“Método Extra Lesson”, Audrey McAllen – volumes I e II

atividades de pesquisa, ensino
Desde 2005 com o apoio de pediatras do Ambulatório Didático/Social da ABMA temos oferecido Avaliações e atendimentos a pequenos grupos de crianças. Alguns profissionais participaram de grupos de pesquisa do Ambulatório da ABMA, com apresentação de trabalhos nos Congressos de 2003, 2005 e 2007. Durante o ano de 2007 fizemos um projeto piloto de trabalho com grupos de crianças na Associação Comunitária Monte Azul, que está publicado em Inglês site – www.recursosespeciais.com.br .
A primeira certificação de profissionais da Classe Internacional do Brasil deu-se em Outubro de 2002. Uma segunda turma atingiu este nível em Setembro de 2004 e o terceiro grupo formou-se em Outubro de 2007. De 2009 a 2010 está em curso o quarto grupo da Formação, agora em um novo formato, com José Amadeu Piovani, Regina Célia Salvetti e Rosana Cristina Torlay dentro do grupo organizador, sob a coordenação de Maria Eugenia Obniski.

Desafios
Legalização junto aos órgãos oficiais ou de classe. Estruturação do curso e da Associação de forma a perdurarem e se firmarem depois que o grupo pioneiro se retire.

Propostas para o futuro
Legalização do curso de Formação junto a uma Universidade, com um programa de Especialização. Divulgação junto aos pediatras e escolas Waldorf do método para a Avaliação da Prontidão e Maturidade para o Primeiro Ano. Aperfeiçoar os instrumentos e Relatórios de Avaliação do Processo do desenvolvimento Infantil pelo Método Extra Lesson, com vistas a sua inserção no protocolo de atendimento de crianças dos médicos antroposóficos.

Veja os vídeos abaixo, também disponíveis em www.recursosespeciais.com.br



Formação de Profissionais de Extra Lesson no Brasil

2013/2015 (Grupo V)
Baixe a Programação - 1° Ano Básico