Cantoterapia

Escola Raphael de Canto e Cantoterapia
sob o fundamento da Escola Desvendar da Voz

A Cantoterapia sob o fundamento da Escola Desvendar da Voz

Sua história
A ESCOLA DESVENDAR DA VOZ surgiu na mesma época em que Ita Wegman e Rudolf Steiner deram o impulso na reestruturação dos conhecimentos médicos antigos e criaram uma abordagem para a nossa época. A Sra. Valborg Werbeck-Svärdström, cantora sueca, se juntou a este impulso, como também aos médicos antroposóficos Eugen Kolisko e Karl König, criando esta escola de canto com uma inovadora proposta artística, profilática e terapêutica.
No Brasil esta modalidade artística de canto terapêutico chegou em 1985, quando Jürgen Schriefer, aluno de Werbeck, veio a São Paulo para o congresso promovido pelo IDRIART, movimento músico-cultural, trazendo os primeiros fundamentos teórico-práticos.
Em 1988 Thomas Adam, aluno de Schriefer, iniciou o seu trabalho no Brasil, através de seminários, encontros com corais, workshops para cantores, regentes, pedagogos, terapêutas, fonoaudiólogos e médicos, que se repetiu nos anos de 1992 até hoje. Em 2001 tivemos o primeiro Congresso Nacional da Escola Desvendar da Voz, no Centro Cultural Rudolf Steiner (SP), com o lançamento do livro em português, “A Escola do Desvendar da Voz - um caminho para a redenção na arte do canto”.

A Cantoterapia
Os elementos do canto e as leis musicais são compreendidos como forças arquetípicas que constituem o homem como ser físico, anímico e espiritual. Ao praticar os exercícios terapêuticos e higiênicos se abre, através de uma ausculta atenta, um caminho profundo de auto-conhecimento e fortalecimento do EU.
Através das vogais as vivências diferenciadas da alma encontram tanto a sua expressão como a sua interiorização. E com a ajuda das consoantes são estimuladas as forças plásticas, atuantes na configuração da corporalidade do homem. O som vibra e atravessa esta configuração humana, enquanto as energias bloqueadas fluem novamente, surgindo um novo estímulo às forças curativas.
A respiração, que é base da formação de cada fonema e dos tons, vem a ser vivificada e harmonizada, atuando novamente no equilíbrio do homem inteiro. A partir dos elementos musicais, das vogais, das consoantes, dos tons, da ressonância da voz e dos movimentos respiratórios rítmicos, são criados exercícios específicos para cada caso e, sob a supervisão de um terapeuta, trabalhados individualmente ou em grupo.

Indicação para a cantoterapia
A cantoterapia é indicada como trabalho profilático vocal no canto individual ou em grupo, nos distúrbios da voz e das vias respiratórias, em distúrbios crônicos do metabolismo, nas doenças inflamatórias crônicas e degenerativas, nos transtornos funcionais e nas doenças psicossomáticas e neuro-psiquiátricas. Sua eficácia tem se demonstrado também em transtornos do desenvolvimento infantil e na pedagogia curativa, assim como uma terapia auxiliar no câncer.

Como surgiu a formação em canto e cantoterapia no Brasil
A prática deste canto já estava presente tanto em Escolas Waldorf como também em clínicas no Brasil, com terapeutas que trabalhavam com a música, com profissionais da área da psicologia e do âmbito social. Em 2005 foi fundada a Escola Raphael de Canto e Cantoterapia, nome escolhido para este impulso no Brasil, fundamentada na Escola Desvendar da Voz. A Associação SAGRES em Florianópolis acolhe esta Escola.
Sob a direção de Thomas Adam e coordenação de Francisca Cavalcanti e docentes convidados, a primeira turma teve seu início em outubro de 2007, com formatura em junho de 2011, com 22 alunos. Este impulso continua em Florianópolis com a Turma II, atendendo interessados que vem do norte e sul do Brasil e também do Chile, Argentina e México, totalizando 30 alunos. Uma expansão deste movimento na América do Sul, que começou no Brasil, agora se estende até o Chile com início de um grupo interessado por uma formação terapêutica com o canto a partir de 2012.

A formatação do curso e o público alvo
O curso é em caráter modular (16 módulos) distribuídos em 3 encontros anuais: Outubro /Novembro (12 dias), Páscoa (7 dias) e Corpus Christi (7 dias), totalizando 1.800 hs/aula, incluindo estudo individual, estudo de caso, estágio e observações.
Este curso de formação com embasamento médico-terapêutico dirige-se àqueles que buscam o aprendizado do canto à luz da Antroposofia, segundo a metodologia da Escola Desvendar da Voz, objetivando atuar preventiva e/ou terapeuticamente através do canto, no âmbito da saúde (em clínicas, hospitais), na área pedagógica (em escolas), ou no social (em associações, instituições).

Onde encontrar a cantoterapia
Atualmente podemos encontrar terapeutas que trabalham com o canto nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Botucatu, Buenos Aires, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Passa Quatro, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Santiago do Chile.

ESCOLA RAPHAEL DE CANTO E CANTOTERAPIA
Contatos: Francisca Cavalcanti: lagustalague@gmail.com
               Thomas Adam: to_adam@t-online.de
               ASSOCIAÇÃO SAGRES: www.asssagres.org.br