Nutrição Antroposófica

Histórico no Brasil
Breve relato de atividades sob a minha perspectiva (Elaine Azevedo):

A Dra Gudrun lançou há muitos anos um livro em Português com as bases da Nutrição Antroposófica - Novos Caminhos da Alimentação - a partir da publicação do Dr Gehardt Schmidt "Dynamische Ernährungslehre", precursor dos conceitos de alimentação antroposófica. Ela foi a primeira que explorou o tema aqui e orientava processos de desintoxicação alimentar na Artemisia e a alimentação no Centro Paulus. Muitos médicos se interessam pelo tema, especialmente pediatras, abordando o mesmo em palestras e congressos e orientando em consultórios particulares.
Na década de 90 eu fiz a formação em Medicina Antroposófica quando a mesma ainda não era restrita aos médicos e depois passei alguns anos em clínicas de Medicina Antroposófica na Europa fazendo estágios , onde tive a oportunidade de conhecer especialistas como o Dr Schmidt e o Udo Rezenbrink. Pelo que me consta ainda existe em Dornach um centro de estudos em Alimentação Antroposófica (que era coordenado pelo Dr, Schmidt ) e áreas de estudo em Institutos Biodinâmicos europeus, pesquisando qualidade de alimentos biodinâmicos.
Como nutricionista, atuei durante muitos anos em área clínica junto a médicos homeopáticos em Curitiba e antroposóficos em Flops. Eu já ministrei aulas de Nutrição Antroposófica em cursos de formação de médicos em São Paulo e Porto Alegre. Recentemente não tenho atuado na área clínica, pois me dediquei a docência e pós graduação nos últimos seis anos.

No momento, faço parte do quadro de professores do curso de Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo/ Uberaba. Terminei o doutorado e pretendo entrar para uma instituição convencional de ensino, mas repenso a possibilidade de conciliar ensino e clínica.
Publiquei recentemente alguns artigos sobre o tema e um livro de dietas e orientações, além de cursos e palestras sobre Nutrição Antroposófica, mas tenho me dedicado mais ao tema da qualidade dos alimentos orgânicos e biodinâmicos e da promoção da saúde ambiental e social via formas de Agricultura Sustentável.

Muitas pessoas me escrevem e pedem info sobre cursos ou formações específicas para Nutrição. Tenho tentado, junto a algumas ABMAs estaduais, promover cursos de curta duração sobre o tema da Nutrição Antroposófica (com objetivo de propor uma futura formação de longo prazo que inclua diferentes profissionais como é o caso da Cantoterapia, Terapia Artística etc, e que possa estimular a entrada de mais profissionais da área de Nutrição...) . Apresentei a proposta a algumas associações, porém, reconheço que elas estão sobrecarregadas de atividades e essa organização fica complicada estando longe; até o momento somente um curso foi ministrado aqui em Florianópolis. Talvez numa instituição mais formal de ensino, seja possível propor esse curso no futuro ou na Universidade Livre ...quem sabe.

Acredito que junto da Agropecuária Biodinâmica e das outras áreas afins, a Nutrição Antroposófica ainda tem muito espaço para crescer e se fortalecer e estou disponível para atuar nesse processo. Penso que para áreas (como a Nutrição) que ainda não estão institucionalizadas ou organizadas, a iniciativa do CIMA é muito importante. Acompanhando o processo do CIMA, espero poder participar mais ativamente do mesmo.