Odontologia Integral Antroposófica

Introdução

Utiliza abordagem interdisciplinar, interpretação analítica, e visão sistêmica embasada nos conceitos antroposóficos e nas leis cientificas do método fenomenológico de Goethe. A dentição é relacionada à imagem do homem integral, trabalhando de modo interdisciplinar, não se limita a eliminar os sintomas locais, aborda as patologias bucais desde suas origens e inter-relações físico-anímico-espirituais. A proposta tem pauta na salutogenese, cujos tratamentos incluem as terapias externas, euritmia, terapia artística, e outros, com ênfase em orientações e medicamentos naturais, ampliando os cuidados para com a saúde bucal.



Destinado aos profissionais que queiram complementar sua área de atuação através de uma releitura do trabalho odontológico e do significado dos dentes relacionado ao homem integral, sob enfoque científico-espiritual.

Situação legal: Associação representativa. Atividades. Histórico. Certificação.

A Instituição de Odontologia Integral Antroposófica – IDEIA, é sediada no coração do bairro Demétria, em Botucatu, São Paulo, em um ambiente acolhedor, e ainda preservado. Cumpre sua função social de congregar os cirurgiões-dentistas, e ministrar o curso de formação antroposófica para a área da Odontologia, pela qual é responsável e avalizada. A Odontologia Integral Antroposófica, nasceu, de um processo de emancipação, originado na década de 90, para suprir as exigências que os dentistas em formação antroposófica básica pleiteavam.

No Brasil o I.D.E.I.A. é a Instituição oficialmente reconhecida e habilitada pela ‘Medizinische Sektion am Goetheanum’, Suíça, para capacitação e certificação dos profissionais que completam a formação na área, dentro dos critérios e parametros da grade curricular avalizada para tal; a iniciativa conjunta, assegura a continuidade e a qualidade das formações odontológicas antroposóficas do Brasil, em consonância com o exterior.

A atividade de pesquisa, docência e assistência, é desenvolvida simultaneamente, durante a formação, onde os profissionais acessam aos conteúdos teóricos e praticam prestando assistência social, nas Campanhas de saúde bucal&integral realizadas regularmente, por meio do programa de atendimento O.I.A., com protocolo, a partir da ficha anamnética interdisciplinar, elaborada no Brasil, no I.D.E.I.A., avalizada, desde 2002, utilizada em pesquisas unificadas pelos profissionais Latino Americanos vinculados a Formação. Apresentação de trabalhos, palestras, conferências, workshops em Simpósios e Congressos, consultorias e seis turmas de curso de formação ministrados pelo IDEIA.

Formação
O curso de formação busca primordialmente, estudar o conceito acadêmico físico-químico da dentição humana, sob enfoque Antroposófico, desde as forças arquetípicas direcionadoras, aos processos formativos que atuam em todo organismo. Tal visão, aprofunda a compreensão do homem a partir de sua dentição, e, cujos fundamentos dão bases para esta terapêutica, de diagnósticos específicos e recursos abrangentes.
A formação acontece em módulos mensais, em finais de semana com duração de 14 meses e um módulo especial.


Área de Atuação
Os cirurgiões dentistas que atuam dentro desta linha, com fundamentação e metodologia própria, capacitam-se para trabalhar em consultório particular, instituiçoes sociais, orgãos públicos, em equipes multidisciplinares, hospitais, e outros, interagindo com profissionais de áreas afins, ou em especialidades, como: -endodontia, periodontia, odontopediatria, dentística, cirurgia, implantodontia, odontogeriatria, ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia, pacientes com necessidades especiais, patologia bucal, saúde coletiva, odontologia legal, disfunção temporo mandibular e dor orofacial, estomatologia, prótese dentária, prótese buco-maxilo-facial, odontogeriatria, onde atuam:- eliminando dores, disfunções, para-funções, doenças, tendências patológicas e patologias já instaladas, trabalhando efetivamente pela Odontologia com o mínimo de efeitos adversos.

Desafios e legalização junto aos órgãos oficiais de classe
No Brasil ocorre a expansão do movimento, e a busca pela oficialização desde 2004; cumpriu-nos a missão de ir a Dornach, buscar junto á Sessão Médica do Goetheanum os aconselhamentos necessários para a regulamentação, e simultaneamente no Brasil, lideramos o movimento em pró da regulamentação desta área integrativo-complementar, participamos de todos os Fóruns regionais promovidos pelo CFO, e participamos ativamente, por meio de membros representantes nas CTCs dos CROs, em diversos Estado do Brasil.

Publicações. 
Livros traduzidos e publicados próprios, e pela Editora Antroposófica do Brasil e da Argentina. São publicados boletins informativos semestralmente aos profissionais e apostilas didáticas de apoio ao estudo específico.

Eventos Anualmente acontece alternadamente entre Brasil e Argentina, o Simpósio Latino Americano de O.I.A. , que está em sua VI edição.










Informações Gerais
Demétria - Botucatu- São Paulo l Fone-Fax: (14) 38137866 – (11) 50527400 após as 14:00hs www.odontologiaantroposofica.com.br - contato@odontologiaintegralantroposofica.com www.dentnews.com.br - www.odontologiaintegralantroposofica.com

Propostas para o Futuro
Temos a meta de realizar nosso VII Simpósio Latino Americano de OIA, interagindo de forma interdisciplinar com as demais áreas Antroposóficas. Em médio prazo a meta é intensificar o número de atendidos em nosso trabalho social. Formalizar nossa regulamentação junto ao Conselho Federal. Esperamos solidificar um futuro promissor para OIA, onde a interdisciplinaridade é a grande chave para este alinhamento, resultando em crescimento geral e na razão de ser da antroposofia.

Acompanhe as edições do Informativo IDEIA:

Edição III (acesse aqui)
- III Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf - 2011
- X Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica -BH
- Lançamento do site do CIMA - Comitê Ibero-Americano Multidisciplinar Antroposófico
- Presidente da Sªº Médica do Goetheanum na Demétria-Botucatu-SP
- 'Salutogênese' com Michaela Glöckler na Faculdade Medicina Botucatu UNESP
- LUAAMA – Muita atuação em pró da Antroposofia!
- AGENDA: Eventos do segundo semestre


































Edição IV (acesse em imagem ou PDF)
- Lançamento de Livros em J.F. e S.P
- XVII Congresso Internacional da ABOPREV
- XXV Congresso Odontológico COB & Jubileu de Ouro da FOB USP.
- Curso de Odontologia Integral Antroposófica – IDEIA
- II Simpósio das „Práticas integrativas e complementares à Saúde Bucal‟: D.F.
- Congresso Médico Pedagógico Antroposófico
- Festival 100 anos de Euritmia.
- Grupo Terranova em Botucatu.
- Espetáculo de Euritmia "Apenas Um" estréia em Bauru.







Jovem Pan:  Entrevista com Célia Lulo Galitesi no 'Rádio ao Vivo'. 
Você sabe o que é Odontologia Integral Antroposófica? Saiba mais:  
 Jovem Pan Online: Relação entreArcadas Dentária e o Ser Humano


  • Congresso de Odontologia USP Bauru - XXV COB no 'Jubileu de Ouro' : Conferência de Odontologia Antroposófica com Célia Regina Lulo Galitesi - confira Grade Científica: www.cobusp.com.br/gradecientifica.php 


  • Lançamento Livro de Odontologia - Editora Antroposófica: "O DENTE À IMAGEM DO HOMEM" 

  • Artigo de Célia Lulo Galitesi: 'A páscoa e os Dentes' | veja em PDF
  • Artigo de  Carlos Afrânio de Campos: Corrigindo a Rota | veja em PDF