Terapia Artística

Histórico
A origem da Terapia Artística vem do trabalho que a dra. Ita Wegmann (1876-1943) desenvolveu com Rudolf Steiner (1861-1925) no qual a pintura era eventualmente prescrita como parte do tratamento médico. Em 1925 a dra. Margarethe Hauschka (1896-1980) teve contato com esse trabalho na clínica de Arlesheim (Suíça) e encontrou-se com as pintoras Sofia Baurer e Maria Kleiner, que pintavam com os pacientes. Com sua experiência no ensino da arte nos cursos de enfermagem e medicina antroposófica que ministrou até a II guerra, fundou em 1962 a primeira escola de T.A. em Bad Boll, Alemanha. A Terapia Artística foi trazida para o Brasil pela enfermeira e fisioterapeuta Ada Jens e em 1986 fundou o primeiro curso de Terapia Artística com apoio da SBMA e Associação Tobias.

A Aurora-ABTAA Associação Brasileira dos Terapeutas Artísticos Antroposóficos, foi fundada em São Paulo em 22 de junho de 1996 com o objetivo de representar e divulgar a Terapia Artística Antroposófica. Compõe-se de um colegiado diretor eleito bi-anualmente composto por três membros pelo mesmo período é eleito um Conselho Consultivo composto por dois membros. Há atualmente 40 associados que pagam uma contribuição anual. Os grupos de trabalho são organizados conforme a necessidade dos temas e se compõem de comissões de associados. No momento há uma comissão para cuidar e desenvolver o site e outro para organização das Jornadas de Terapia Artística. A Comissão de Reconhecimento dos terapeutas formados é permanente e verifica a documentação referente às normas para o cumprimento das horas de estágio exigidas, e a apresentação dos respectivos relatórios. Durante os anos de 1999 a 2000 foram criados por sucessivas assembléias os Critérios para Reconhecimento do Terapeuta Artístico Antroposófico que regulamentam a certificação dos terapeutas formados. Em 2006 foi concluído o registro do Estatuto Consolidado. Em 2007 foi elaborado implementado o Currículo Básico. . . site/email, publicações (livros, periódicos) site em desenvolvimento - e-mail: auroroaabtaa@yahoo.com.br

A associação também publica boletins informativos e divulgação dos profissionais, apostilas didáticas, de compilações de artigos publicados, traduções e anualmente destina uma verba de apoio a publicações de livros de interesse da T. A., atividades de pesquisa e ensino Os formados que ingressam com pedido de reconhecimento junto à Aurora-ABTAA devem apresentar entre outros documentos duas fichas de paciente que são arquivadas para acesso à pesquisa dos terapeutas e estudantes. No âmbito do ensino são promovidas apresentações de estudo de casos, cursos de aprofundamento e supervisão periódica aos estagiários.

DESAFIOS: Continuar a implementação dos Critérios de Reconhecimento, estimular a participação de alunos e terapeutas nos congressos e cursos oferecidos, intensificar a produção e apresentação de trabalhos científicos que possam dar respaldo ao reconhecimento profissional da atividade e pensar novas propostas para o futuro. E também a criar um cadastro profissional nacional de todos os formados atuantes promover uma maior integração entre as formações e os estudantes facilitando sua participação na associação e implementar o oferecimento de oportunidades para trocas de experiências entre os terapeutas.


A inscrição na associação representativa é opcional e aberta aos formados com certificado
de conclusão de uma formação em Terapia Artística Antroposófica reconhecida pelo
Goetheanum, via reconhecimento da ABMA nacional. Existem atualmente tres formações
reconhecidas:

Terarte Escola de Terapia Artística – São Paulo/SP (lorpires@unisys.com.br) (reinício em 2013)

Escola de T.A. da Associação Sagres – Florianópolis/SC (tartistica@asssagres.org.br)

Formação de Belo Horizonte – Minas Gerais (prettirm@ig.com.br)emfase)