Psicologia Antroposófica


www.abpapsi.com.br

Missão

Representar e apoiar os psicólogos envolvidos com a pesquisa e a prática profissional embasadas na Antroposofia em todas as áreas de atuação em que estejam presentes: escolar, clínica, social, empresarial, do trabalho, hospitalar, etc.

Áreas de atuação

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional e fomentar a formação continuada do psicólogo antroposófico, a ABPA realiza simpósios, encontros, jornadas, palestras, cursos e publicação de livros.

Livros Publicados

· Conceitos Fundamentais para uma Psicologia Antroposófica – palestras Steiner / Compilação Treichler , Editora Antroposófica, 2011.

· Transtornos Mentais - Um olhar da Psicologia Antroposófica - William Bento – Editora Antroposófica, 2014.

Apresentação

A Psicologia Antroposófica pressupõe a compreensão e o estudo da alma (anima ou psique) e dos fenômenos psíquicos do comportamento e relacionamento humano, compreendidos em sua dinâmica relação com os âmbitos físico, ou seja, potencialidades e vulnerabilidades que se manifestam fisicamente e influenciam o ritmo de vida e a vitalidade; e espiritual, os referenciais filosóficos e culturais, que oferecem a base para a visão pessoal de mundo, definindo escolhas e valores pessoais que determinam a singularidade da individualidade.

O ser humano nasce inserido em um contexto histórico, social e familiar que oferecerá as barreiras e os estímulos necessários para o fortalecimento e desenvolvimento de cada individualidade. O caminho individual do ser humano, segue as etapas do desenvolvimento da humanidade como um todo. Existem fases arquetípicas ao longo de toda a vida humana, etapas do desenvolvimento físico, psíquico e espiritual pelas quais passamos, configurando os diferentes estágios e crises da vida, a biografia humana.

A Psicologia Antroposófica tem como cerne da sua atuação profissional, a relação terapeuta-paciente, o encontro humano. Este encontro de profundo respeito, aceitação e devoção pelo processo de desenvolvimento do paciente será construído através de ciência, referenciais teórico-técnicos da Psicologia; arte, recursos artísticos e expressivos; e espiritualidade, trabalho com valores, princípios, crenças e referenciais culturais, assumindo diferentes formas e dinâmicas, de acordo com a idade, diagnóstico e o grau de comprometimento psíquico do paciente, sempre buscando o desenvolvimento integral do ser humano.


Histórico

A Psicoterapia Antroposófica foi desenvolvida após a morte de Rudolf Steiner, desde a década de 30, por grupos independentes de psiquiatras e psicólogos em diversos países, como Holanda (através do forte impulso de Bernard Lievegoed), Alemanha, Inglaterra, EUA, Brasil, entre outros.

O departamento de Psicoterapia do Goetheanum, atualmente dirigido por Adrianus e Henriette Dekkers, vem elaborando os parâmetros e diretrizes para as formações em Psicoterapia Antroposófica através do IFAPA (International Federation of Anthroposophic Psychotherapy Associations).



No Brasil

Na década de 70, muitos psicólogos se interessaram pela Antroposofia como complementação profissional e se organizaram em Grupos de Estudos.

1995 a 1997 – Primeiro curso de formação para psicólogos com apoio da ABMA - Associação Brasileira de Medicina Antroposófica

1996 – Fundação da Diadorim (Associação Brasileira de Psicologia Ampliada pela Antroposofia)

1999 – Dissolução da Diadorim (Associação Brasileira de Psicologia Ampliada pela Antroposofia)

2004 – Curso de aprofundamento em psicologia clínica dirigido a psicólogos e médicos. Ministrado por Adrianus e Henriette Dekkers - coordenadores do Departamento de Psicoterapia da Seção Médica do Goetheanum e do IFAPA.

2006 – criação do GIPA (Grupo de Incentivo à Psicoterapia Antroposófica)

2009 a 2014 – Curso de especialização lato sensu (reconhecido pelo MEC) Psicologia Clínica e Antroposofia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Associação Sophia de Educação Antroposófica.

2011 – Fundação da Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos (ABPA), juridicamente constituída em 10 de junho de 2011. Sua solenidade de fundação foi realizada em 28 de julho de 2011, durante o X Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica em Belo Horizonte - MG.


Para se associar, é necessário:

· Estar em dia com as obrigações junto ao Conselho Regional de Psicologia;

· Cadastrar-se no site preenchendo a ficha de inscrição (http://www.abpapsi.com.br/hotsite/cadastro/);

· Comprovar formação profissional ligada a Antroposofia compatível com os vários campos de atuação do psicólogo;

· Pagar a anuidade;

· Ter sua solicitação aprovada pela Diretoria da ABPA.

Contato 

Rua Cristóvão Pereira, 1415 - Campo Belo 
São Paulo – SP
(11) 5041-9035 
contato@abpapsi.com.br
www.abpapsi.com.br