Quirofonética

Histórico no Brasil:

A QUIROFONÉTICA foi criada nos anos 70 na Áustria pelo Dr. Alfred Baur, fonoaudiólogo e filólogo antroposófico, estudioso dos idiomas antigos dos povos. Ele conduzia em Linz seu Instituto da Fala, juntamente com sua esposa Dra. Ilse Baur, médica antroposófica, que muito o auxiliou a dar a base antroposófica à recém criada Terapia Quirofonética. O começo de suas pesquisas está relatado no livro “O Sentido da Palavra – no princípio era o Verbo”, re-editado em 2003 no Brasil pela Editora Antroposófica.

Dr. Alfred Baur faleceu há 3 anos em Kirschlag, na Áustria. Até praticamente sua morte, ele comandou com rédeas firmes os caminhos da Quirofonética pelo mundo, desenvolvendo pesquisas e certificando pessoalmente os terapeutas pela escola-matriz na Áustria. No Brasil, a Quirofonética começou a ser divulgada dentro do âmbito da Medicina Antroposófica com a primeira vinda do Dr. Alfred Baur a São Paulo (Clínica Tobias) em meados da década de 70. Nosso primeiro curso de formação aconteceu em 1979, em São Paulo (SP), organizado pelo Dr. Bruno Callegaro, que também criou a Associação Brasileira de Quirofonética em 6 de fevereiro de 1987. A ABQ tem como finalidade administrar e dar respaldo jurídico à formação de profissionais (das áreas da saúde, educação e re-educação) na Terapia Quirofonética, bem como manter a atualização dos mesmos através de reciclagens periódicas.

Existem atualmente diversas Escolas de Quirofonética ativas no mundo: na Áustria (Escola Alfred Baur), na Alemanha, na Suíça, na Itália, na República Tcheca, na Escandinávia, na Austrália, no Brasil. Em novembro/2008 começou uma nova formação em Portugal, coordenada pelo médico brasileiro Dr. Mauro Mennuzzi, a qual a Escola Brasileira deu apoio logístico e pedagógico. Atualmente a certificação dos terapeutas de Quirofonética é feita pelas Escolas de cada país, seguindo os critérios já estabelecidos .
A cada dois anos é realizado um Encontro Internacional com cursos avançados e apresentação de trabalhos de pesquisa; em 2010, programados dois encontros : na Alemanha, de 12 a 16 de maio e na Áustria, de 1 a 6 de agosto.

Número de profissionais formados e ligados a Quirofonética:
Desde o primeiro curso de formação em Quirofonética em 1979, prosseguindo em 1981, 83, 84 e nos anos seguintes da década de 90, até a última turma em 2001, muitos profissionais foram formados pela Escola Brasileira de Quirofonética, principalmente fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas corporais e mesmo médicos, inclusive muitos participantes vindos de outros países sulamericanos, principalmente da Argentina. Nos primeiros cursos, o Dr. Bruno Callegaro, responsável pela formação, incentivava muito a participação de mães e professoras das crianças tratadas com a Quirofonética. A partir de meados da década de 90, a Quirofonética colocou como pré-requisitos para a formação a qualificação profissional dos pretendentes, ao lado dos conhecimentos básicos da Antroposofia; e encaminha os interessados para os cursos básicos da ABMA, da Pedagogia Curativa ou Seminário de Professores Waldorf. Hoje, em 2010, temos cadastrados 14 terapeutas atuantes no Brasil, a maior parte no estado de São Paulo, mas também Minas Gerais e Mato Grosso. Sempre nos orgulhamos da Quirofonética ser praticada no âmbito das populações financeira e culturalmente carentes, como a Associação Monte Azul, onde temos 3 terapeutas formadas, que são membros da comunidade.
Situação legal:
Existe associação representativa, grupos de trabalho – histórico A Associação Brasileira de Quirofonética foi criada em 7 de fevereiro de 1987 e elege a cada 4 anos sua diretoria. É responsável juridicamente pela formação e reciclagem dos terapeutas de Quirofonética no Brasil. Também pelas edições de material didático e de pesquisas. Realizamos mensalmente grupos de estudos teórico-prático e de casos clínicos, para os terapeutas que desejam se manter atualizados. Nossa associação, desde sua criação, não cobra anuidades de seus profissionais. Sua manutenção provém dos recursos gerados pelos cursos de formação e pela percentagem recebida com a venda dos seus livros.

Site/email, publicações (livros, periódicos)
Temos há muitos anos uma página dentro do site da Sociedade Antroposófica no Brasil: www..sab.org.br/med-terap/quiro Nosso livro “O Sentido da Palavra” foi re-editado pela Editora Antroposófica em 2003. Para os cursos de formação editamos cadernos contendo a prática dos deslizamentos quirofonéticos dos fonemas; também traduzimos e editamos em forma de apostilas casos clínicos, provenientes dos trabalhos de certificação final dos terapeutas. Em 2008 foi publicado na Revista Navegantes, da Editora João de Barro, o relato de Maria Eugenia Obniski de um caso clínico com o uso da terapia quirofonética, dentro de um conjunto de casos atendidos dentro do Ambulatório – Didático/Social da ABMA-SP pelo grupo de estudos do Desenvolvimento Infantil e Dificuldades de Aprendizagem. Em outubro de 2009, no IX Congresso da ABMA e IV Simpósio de Terapias antroposóficas, em Aracaju (SE), foi apresentado como tema livre o resultado clínico de 50 casos de dor atendidos em co-participação da Quirofonética e da Neurologia Antroposófica, pelo Dr. Mauricio Baldissin.

Atividades de pesquisa e ensino
Atualmente está sendo pesquisada a transposição dos deslizamentos quirofonéticos em outras partes do corpo, como o rosto e região bucal, para casos de disfunção articulatória; e a aplicação da Quirofonética na cabeça para casos de revitalização em diversas patologias. ;

Desafios:
Legalização junto aos órgãos oficiais ou de classe Não temos efetuado nenhum movimento neste âmbito. Nossos profissionais provem de diversas áreas de atuação profissional (Saúde, Educação e Re-educação) e deles é exigido a diplomação oficial completa para o exercício da terapia quirofonética.

Propostas para o futuro
Nosso principal desafio desde a criação da Quirofonética é o reconhecimento de seus benefícios terapêuticos e sua indicação como terapia de apoio pelos profissionais da Medicina Antroposófica, da Educação Waldorf e da Pedagogia Curativa.
Para isso, necessitamos de visibilidade junto aos profissionais formados nos cursos básicos da ABMA, não só em São Paulo como nas demais regionais brasileiras. Se os jovens médicos conhecerem as aplicações práticas e puderem receber em si mesmos aplicações da Quirofonética se sentirão estimulados a indica-la terapeuticamente a seus pacientes, crianças e adultos.
Também nossos alunos da formação de Quirofonética provém, em sua grande parte, dos alunos dos cursos básicos da ABMA e dos participantes de amostragens de trabalhos nos Congressos de Medicina Antroposófica, Pedagogia Terapêutica e outros. É exatamente desta forma que está sendo retomada a formação de novos terapeutas de Quirofonética, com início em abril/2010, em Belo Horizonte (MG), graças à possibilidade gerada pela ABMA-MG, que por sucessivas turmas do curso básico de MA nos convidou a demonstrar a prática e nos possibilitou mostrar os resultados das aplicações terapêuticas da Quirofonética. Almejamos fazer o mesmo em todos os estados brasileiros onde haja a formação de médicos e terapeutas antroposóficos, E com isto possibilitar a divulgação da Quirofonética e permitir que ela cumpra seu importante papel como terapia complementar a Medicina Antroposófica, como já são a Terapia Artística, a Euritmia e a Massagem Rítmica.